Projeto Soldado Cidadão
O Projeto Soldado Cidadão (PSC) é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem por objetivo fornecer uma qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo aos que serão licenciados, por término do tempo de Serviço Militar, concorrerem ao mercado de trabalho em melhores condições. O projeto funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.
São oferecidos cursos em conformidade com a demanda do mercado de trabalho regional e com carga horária mínima de 160 horas. Entre as áreas de qualificação disponibilizadas estão: telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, informática, vigilância, pintura e saúde. A capacitação inclui também noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania. Conforme dados do Ministério da Defesa, aproximadamente 65% dos jovens participantes do Programa Soldado Cidadão conseguem emprego após concluírem o Serviço militar.
Desde o seu início, o PSC já capacitou mais de 210.000 jovens, dos quais cerca de 70% encontraram colocação no mercado de trabalho.
Em 2020 o PSC a expectativa é atender cerca de 6.000 militares.
No âmbito do 5º RCC, do início do PSC até 2019, já foram qualificado 159 militares, com os seguintes cursos:
- Eletrecista Instalador Predial
- Serviços Administrativos
- Serviços Financeiros
- Serviço de Vendas
- Mecânico Automotivo
- Instalador de Baixa Tensão
- Operador de Empilhadeira
- Mecânica de Motores a Diesel
Saiba mais sobre o Projeto Soldado Cidadão no âmbito do Exército Brasileiro.
Redes Sociais