Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante do 5º Regimento de Carros de Combate

Foto TC Canppele 1

Currículo do Tenente-Coronel Canéppele.

 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 5º Regimento de Carros de Combate, Regimento Tenente Ary Rauen, o Tenente-Coronel de cavalaria Daniel Longhi Canéppele estava servindo no comando da 5ª Divisão de Exército, sediado em Curitiba.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2021.

Nascido em primeiro de outubro de 1979, na cidade de Resende –Rio de Janeiro, é filho de João Carlos Canéppele e de Aíse Maria Longhi Canéppele.

Incorporou às fileiras do exército em 22 de fevereiro de 1997, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – São Paulo.

Em 24 de novembro de 2001, foi declarado Aspirante-A-Oficial da arma de Cavalaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) com sede em Resende-RJ, sendo classificado no 20º Regimento de Cavalaria Blindado em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2010 e a escola de comando e Estado-Maior do Exército em 2019 e 2020, ambas no Rio de Janeiro-RJ.

Além destes, é possuidor do Curso de Mestre d´Armas, da Escola de Educação Física do Exército, 2005, do Curso de Operação da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Leopard 1A5BR, do Centro de Instrução de Blindados, 2011; e é Bacharel em Direito.

Comandou pelotões de carros de combate e de fuzileiros blindados no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

Comandou o 1º Esquadrão, o Esquadrão de Comando e Apoio e desempenhou a função de Oficial de Operações do 1º Regimento de Carros de Combate, em Santa Maria - Rio Grande do Sul.

Desempenhou a função de instrutor do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, em Santa Maria - Rio Grande do Sul.

Como oficial de Estado-Maior, foi nomeado chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediada em Ponta Grossa – Paraná, onde também chefiou a 2ª e 3ª seções. Foi Adjunto do Oficial de Operações da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba – Paraná.

Foi condecorado com as medalhas Militar de Prata, medalha Marechal Hermes de prata com uma coroa, medalha do Mérito Acadêmico do Exército Peruano, medalha do Mérito Blindado, medalha Marechal Osorio e medalha Marechal Trompowski.

É casado com a senhora Erika e tem dois filhos: Juliana e Lucas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página