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Histórico

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O 5º Regimento de Carros de Combate, ou “Quinto de Tanques” como é carinhosamente apelidado por seus integrantes, foi criado em 3 de abril de 1944, com a denominação de 1º Regimento Moto Mecanizado, sendo precursor da Motomecanização do Exército Brasileiro. Seu primeiro comandante foi o Coronel Cyro Riopardense de Resende, tendo se instalado em Santo Ângelo-RS.

Em 1946, passou a denominar-se 1º Regimento de Cavalaria Motorizado e, em 1954, 1º Regimento de Reconhecimento Mecanizado.

No ano de 1971, recebeu sua atual denominação: “5º Regimento de Carros de Combate” e, em 1973, foi transferido para a cidade de Rio Negro-PR. Em 2005, recebeu seu estandarte histórico e a denominação histórica de “Regimento Tenente Ary Rauen”, em homenagem ao bravo herói “riomafrense” da Força Expedicionária Brasileira, que tombou em combate durante o ataque à Montese, na 2ª Guerra Mundial.

Ao longo dos anos, diferentes viaturas foram empregadas no Regimento. Até a década de 70, utilizou-se a Viatura M3A1 Stuart. Em 1973, esta foi substituída pelo Carro de Combate M41, utilizado até o final da década de 90. Em 1997, estes foram substituídos pelos Carros de Combate M-60 A3 TTS, todos eles de origem norte-americana.

Em 2012, os M-60 passaram a ser substituídos pelos Leopard 1 A5 BR, de origem alemã. Essa mudança transformou o Regimento em um dos núcleos de modernidade da Força Terrestre. Hoje, o 5º RCC conta com 54 Leopard 1A5 BR.

Também em 2012, foi inciada a construção destas novas instalações, que passamos a ocupar desde abril de 2016. Com amplas garagens e uma estrutura moderna, o 5º RCC se configura como um avançado projeto, referência para a tropa blindada e para o Exército Brasileiro.

Em 2016, o 5º RCC foi agraciado com a Ordem do Mérito da Defesa, pelos relevantes serviços prestados às Forças Armadas.

Atualmente, o 5º RCC possui a seguinte organização: Estado-Maior, 01 (um) Esquadrão de Comando e Apoio, 04 (quatro) Esquadrões de Carros de Combate e 01 (um) Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).

 

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