Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NPOR

O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) é um estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro com a finalidade de formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2° classe da arma onde este se encontra, seja de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência do Exército. No caso do NPOR de Rio Negro-PR, forma Aspirantes na arma de Cavalaria.

O NPOR do 5º RCC foi criado em 1978, em Curitiba-PR, transferido para Castro em 1989 e em 2000 para Rio Negro-PR, atual cidade onde está localizado. O custo tem objetivos específicos, dentro do plano educacional do exército, com a duração de 10 meses, sendo o primeiro mês em regime de internato, nos seguintes três meses são baseados em treinamentos e a partir do 6° mês começam instruções mais específicas, atividades essas realizadas que se fundamentam no desenvolvimento de atributos das áreas afetiva, cognitiva e psicomotoras necessários para a formação e a profissionalização militar de um Oficial de Cavalaria.

Durante o curso há diversas atividades, não apenas instruções teóricas e práticas, mas também atividades no terreno como operação boina preta (campo de instruções individuais básicas), operação fibra (desenvolvimento de exercícios de patrulha), operação centauro (reconhecimento mecanizado em faixa de fronteira), cross da espora, bailes, visitas, desfiles e outras atividades vibrantes.

Quando termina o curso, recebe-se a distinção de Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2° classe, podendo ingressar no ano seguinte no EIPOT (Estágio de Instrução Preparatória para Oficiais Temporários). A partir do estágio, o militar está apto a integrar a força como elemento não permanente, porém capacitados a cumprir adequadamente suas tarefas durante os próximos 7 anos, começando sua carreira temporária de Oficial no Exército Brasileiro.

Para ingressar no NPOR, o cidadão deve ser direcionado já no ano em que ocorre a seleção para o serviço militar obrigatório. O candidato é submetido a um processo de seleção no qual deve atender aos requisitos físicos e intelectuais estipulados pelo exército e de preferência estar cursando ou matriculado em ensino superior no ano do alistamento.

 img npor

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página